1 de nov. de 2013

Aprenda a dormir melhor

Depois de uma semana super corrida, nada como o final de semana para recarregar as energias não é meninas...Para isso eu resolvi dar umas dicas para quem quer domir melhor e ter uma vida mais saudável...espero que gostem!...lá vai...leiam e comentem depois!

Você só vai para a cama acompanhada - leva seu notebook, tablet ou smartphone porque não quer se desconectar do mundo. Não raro, vai direto do trabalho para a última sessão de cinema ou cai na balada. Dormir? Só depois das 2 da madrugada. O problema é que o despertador vai tocar às 6! Essa privação voluntária do sono está sendo chamada informalmente de sonorexia. O termo, que só deverá ser oficializado após estudos mais aprofundados, faz uma analogia com a palavra anorexia, que define o conhecido distúrbio alimentar. Enquanto o insone se esforça para conseguir conciliar o sono, o sonoréxico, mesmo querendo desabar na cama, tenta manter-se acordado o máximo de tempo possível.  Quem abrevia o tempo de descanso noturno, conscientemente ou não, impede que áreas-chave do cérebro realizem funções essenciais à saúde mental, que só ocorrem enquanto dormimos. Entre as mais importantes, estão o controle das emoções diante de experiências negativas, a aprendizagem e a memória.


Deixe o quarto totalmente escuro (sem luz indireta da tevê ou do computador) para estimular a secreção da melatonina, o hormônio do sono. A temperatura ambiente também deve estar agradável e as roupas adequadas para que você não sinta frio ou calor.

Crie uma rotina de relaxamento antes de ir para a cama. O que funciona: banho quente, meditação, música suave, leitura e pensamentos agradáveis (mentalize um cenário paradisíaco, um encontro romântico e o que mais lhe der prazer para liberar a relaxante serotonina).


Jante três horas antes de ir para a cama, evitando comidas calóricas. Assim, a digestão fica mais fácil.

Fumo, café e álcool são estimulantes do sistema nervoso central. Abstenha-se pelo menos três horas antes de ir para a cama.




Beba água para não ter sede no meio da noite, mas em pequena quantidade. Do contrário, terá de interromper o sono para ir ao banheiro.

Não faça atividade física no final da tarde. Para chamar o sono, o corpo precisa esfriar.

Faça sexo. Esse é o único exercício liberado imediatamente antes da hora de dormir. O orgasmo também produz endorfinas e induz o sono.



Não use medicamentos contra insônia sem indicação médica. Eles podem ter efeito bumerangue e piorar a qualidade do sono. No dia seguinte, você terá a sensação de uma leve embriaguez, correndo o risco de acidentes. (Dicas de Saúde e Bem Estar - Revista Boa Forma)

Gostaram das dicas meninas???

Xoxo
Renata



5 comentários:

  1. Pra quem tem filhos pequenos, sono é sempre uma preciosidade!
    Bjos
    www.blogbelasim.blogspot.com.br
    Duda

    ResponderExcluir
  2. Muito boa as dicas, dormi bem faz bem. bjss
    www.aureliamattos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Valéria Bortoletti16:08

    Oi Re, ontem eu também estava com os meus babies na fazendinha, eu vi a Luciana, mas não vi você. Que pena, pois iria ter o enorme prazer de conhece-la pessoalmente, pois amo as suas dicas e o seu blog. Um super beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21:57

    so pretty.

    XOXO,

    http://outfitidentifier.com/

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16:43

    Boa tarde! Gostaria de saber se suas imagens tem direitos autorais, pois gostaria de publicar algumas em meu blog, sobre sono tranquilo e repouso. Desde já obrigada!

    ResponderExcluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...