27 de mar. de 2011

Caprese


Vocês já viram o  blog da Feira Ao Baile? É um blog super legal de receitas e dicas gourmets! A Roberta, quem escreve o blog, mando uma receitinha simples, fácil e que faz um super sucesso! Espero que gostem... Beijos H. 


A gente sabe que toda vez que recebemos amigos para um almoço ou jantar nunca pode faltar uma boa salada e a caprese é preferência nacional! Para inovar na apresentação desta salada sugiro uma maneira diferentes de servir, uma caprese desmontada. Os ingredientes desta salada não são nenhum segredo mas para deixá-la ainda mais gostosa eu gosto muito de usar pesto de manjericão no lugar das folhas, que só uso para decorar. 

Ingredientes para o Pesto:
Azeite extra-virgem
Manjericão – lavado e desfolhado
Queijo Parmesão ralado ou batido na hora (não usar de saquinho) – Dica: use o queijo parmesão para aperitivo da marca Faixa Azul, pois não tem casca e bate todinho.
Castanha do Pará ou Pinolis
½ Dente de alho picado

Modo de preparo:
Em um liquidificador coloque o manjericão e o azeite (o suficiente para quase cobrir as folhas) e bata ligeiramente (dica: utilize o modo pulsar do liquidificador). Pique as castanhas-do-pará (aprendi que elas são um ótima opção ao Pinoli que no Brasil é raro e caro) e jogue-as aos poucos no liquidificador, bata bem e se necessário vá acrescentando azeite enquanto bate. Adicione o 1/2 dente de alho picado e bata mais um pouco. Por fim jogue um bom punhado do queijo ralado e bata novamente. Despeje o molho, que vai estar mais grosso, em um bowl e coloque mais azeite para deixar o molho pesto no ponto certo, misture e pronto!




Ingredientes Caprese:
Tomates tipo Italiano – vermelhos e firmes
Mussarela de Búfala tamanho cereja – Tento sempre usar as da marca Bufalina, que são 100% de leite de búfala e maravilhosas.
Pesto de manjericão
Modo de preparo:
Tomates – lave os bem, pique em pequenos cubinhos e coloque os em uma vasilha grande. Regue de azeite e tempere com sal. Adicione um dente de alho, descascado e cortado ao meio,  deixe na vasilha por meia hora no mínimo (para mais gosto deixe mais tempo) e retire-os na hora de servir. 
Mussarela - Corte as bolinhas em 3 rodelas verticalmente e reserve-as em uma peneira até a hora de montar o prato pois soltam muita água.
A montagem da salada é super simples, basta colocar os tomates em forma de pilha no centro de uma cerâmica redonda, as mussarelas em volta e o pesto ao lado. Para decorar coloquei um pouquinho do pesto e das castanhas em cima do tomate. O visual fica lindo e parece que foi super difícil. Espero que gostem!!
Os alfaces da foto são do tipo romana mini da marca salanova, que é uma super dica, comprados no ceasa, fresquíssimos, crocantes. Tem no Santa Luzia também!

8 comentários:

  1. Andrezza Braz23:18

    hum.... adorei esse momento gourmet do blog. Vou testar a receita amanhã e dou o feedback...bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo01:02

    Helena amei amei! Ainda mais agora, que estou fazendo um curso de culinária e estou aprendendo várias receitinhas deliciosas. A minha professora de culinária fala diretooo desse Santa Luzia... ela compra tudo lá, mesmo sendo de Santos, ela vai lá comprar!
    Vou tentar fazer a caprese!
    bjus
    Monique

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica!!! Me deu agua na boca !!!
    Hoje no blog : Dicas para comprar shampoos e afins...
    Corre lá pra conferir:
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    beijos
    Ma Amorim - Blog Tips and Trends

    ResponderExcluir
  4. Livia Leão10:15

    Hum que delícia! Adorei a dica! Beijos Helena!
    Livia

    ResponderExcluir
  5. Aline de Castro11:34

    Nossaaaa, fiquei com água na boca... rsrs. Adoro Pesto e sou apaixonada por massas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Meninas, sou leitora fiel do "Da feira...", aliás foi lá que conheci o blog de vcs. A Rô manda muito bem...Já fiz essa receitinha, e foi um sucesso!!
    Bjos
    Lulu

    ResponderExcluir
  7. hhmmm amo molho pesto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rs vou fazer dessa forma, o queijo faixa azul tem aqui no Rio mas a marca da mussarela eu não sei rs anyway já tá indo pro meu cardeninho de receitas!!!! :)

    ResponderExcluir
  8. Anônimo19:15

    Olá garotas,
    Amei as receitinhas. Vou colocá-las em prática, vai ser um sucesso.
    Bjim,
    Kaká

    ResponderExcluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...