18 de nov. de 2013

Sem bagunça!!!

Meninas, essa dica é para quem tem filhos pequenos. Espero que gostem das dicas!!!
Desde pequenas, as crianças precisam aprender a cuidar de suas próprias bagunças. Saiba como estimular o senso de organização delas.


Para evitar situações assim, o senso de organização precisa ser estimulado desde cedo. Crianças de 3, 4 anos devem aprender a guardar seus brinquedos. As mais velhas têm condições de fazer mais, como arrumar a própria cama e ajudar a tirar a mesa. Na verdade, é até mais difícil incorporar esses hábitos na rotina de garotos já crescidos, mas sempre é tempo de tentar reverter o quadro. Converse com seu filho/a sobre a importância de manter a casa em ordem e explique que essa é uma obrigação de toda a família. Priorize o diálogo sem deixar de ser firme, especialmente com os adolescentes, contestadores por natureza. É necessário ficar bem claro que a bagunça generalizada não será mais tolerada.



Monte uma agenda de organização envolvendo os filhos. “Fixar horários para as tarefas de arrumação pode ajudá-los a assimilar esses hábitos”. Nos primeiros dias, execute junto o que foi estipulado como trabalho deles, certificando-se de que estão cumprindo exatamente o que foi combinado. Depois de ensinar como fazer cada coisa, permita que toquem sozinhos. Mas não deixe de supervisioná-los, porque é provável que, vira e mexe, não façam o que deve ser feito por livre e espontânea vontade. “Se faltar tempo para acompanhá-los diariamente, reserve uma ou duas horas uma vez por semana para isso”. Não tenha medo de exercer sua autoridade de mãe. Os garotos devem fazer o combinado mesmo que isso implique perder algo prazeroso, como um encontro com amigos, um programa de TV ou algumas rodadas do game favorito. “Filhos testam os pais o tempo todo. Eles pressupõem que, se não arrumarem suas coisas, alguém acabará fazendo.


Lembre que a desorganização que hoje afeta a harmonia familiar pode se tornar um grande problema para seus filhos no futuro, a ponto de atrapalhar o desempenho na universidade e no mercado de trabalho. A punição não deve, no entanto, preceder o diálogo. “É essencial mostrar que se tentou resolver a questão da melhor maneira possível”. “Na adolescência, até a bagunça é uma forma de marcar território”. Persista sem ser intransigente.


Faça questão de que eles mantenham organizadas as áreas comuns e seja flexível nas individuais. Dê abertura para que ajudem a definir as regras de arrumação do respectivo quarto. Ao notar que você respeita o território deles, compreenderão que devem fazer o mesmo em relação aos espaços coletivos.

E aí mammys, gostaram das dicas?

Xoxo
Renata

Fonte: MdeMulher

2 comentários:

  1. Adorei as dicas!!!!
    Bjos
    www.blogbelasim.blogspot.com.br
    Duda

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata,

    Amei a dica! É sempre bom ensinar aos filhos a manter o cantinho deles limpo.

    Um grande beijo,
    Bettie - Pin up That Girl
    http://www.thatgirl.com.br

    ResponderExcluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...