26 de jan de 2012

Com a mão na massa

Uma das minhas diversões no final de semana é fazer pizza em casa para a família e amigos... colocar a mão na massa literalmente! Aprendi a receita com a Karina, minha amiga... lembram dela desse vídeo aqui? Pois é, ela é uma cozinheira de mão cheia.... e modéstia à parte, eu aprendi a fazer direitinho :) Também, não tem segredo... vou ensinar para vocês:

Ingredientes:
1kg de farinha de trigo branca
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar
30g de fermento biológico em pó
3/4 de xícara de azeite
3 xícaras de água morna
1 colher de sopa de pinga

Como fazer:
Eu começo misturando os ingredientes secos: açucar, sal, fermento e metade da farinha... depois começo a colocar a água aos poucos, intercalando um pouco de água e um pouco do resto da farinha, e não se esqueçam do azeite e da pinga.... depois é só amassar e amassar e amassar.... até a massa ficar bem homogênea. Deixe descansar por 1 hora para crescer coberto com um pano de prato úmido. Depois faça as bolinhas de massa, mais ou menos do tamanho de uma bola de tênis e deixe descansar mais uns 20 ou 30 minutos coberto com um pano de prato úmido. PRONTO! Agora é só abrir com um rolo e pirar nos recheios... Eu adoro a tradicional mozzarella, a de salame hamburgês e também a minha nova invenção: calzone de queijo mascarpone com azeite de trufa! Hummmm muito bom!

O forno que eu tenho é da marca Lanzara e foi comprado na Suxxar. É super prático de fazer e assa bem rapidinho...

Espero que gostem e BON APPETIT!
Beijos H.


27 comentários:

  1. Parece ter ficado incrivel...
    Receita anotadissima!!!
    Beijos
    Cleo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pizza é bom demais, muito legal essa dica! Só faltou prender o cabelo pra fazer a foto cozinhando, hein? Hehe

    ResponderExcluir
  3. Querida, Helena, bom dia!!!
    Amei a receitinha!!
    Tenho um blog sobre coisas de casa e vivo às voltas com minhas receitas também!!
    Me visite no www.vivasuacasaviva.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que delícia!!!

    beijos, beijos

    Lu

    Ainda está rolando sorteio no www.meemprestaseublush.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei esse post, estou pensando em preparar uma pizza aqui em casa também, a la brasiliense, meu marido irá adorar. Great post!

    ResponderExcluir
  6. Parece bem fácil mesmo..rsrs vou tentar!!!
    Essa peza ficou com a cara muito boa!!

    http://senhoritadoslacos.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. ôloco! cozinheira de mão cheia.
    ficou com uma cara ótima.

    ResponderExcluir
  8. Helena,
    Que legal!!! nada como preparar uma pizza deliciosa para os amigos e família.
    A pizza ficou linda e pelo jeito deliciosa, hummmm....
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Hummm parece delicioso... e divertido também... Eu e meu marido, temos um prato que gostamos também de fazer para servir aos amigos e parentes... hambúrguer gourmet... escolhemos uma carne nobre, trituramos no multiprocessador com os ingredientes, cortamos a massa de carne no forma ideal... e fazemos todos os acompanhamentos que lhe são de direito.... há... assamos o hambúrguer na churrasqueira... tipo MADERO

    Não te prometo que vá tentar, mas fiquei com vontade de experimentar... se eu fizer volto aqui para lhe disser

    Bjbjbj

    Show da Beleza
    WWW.showdabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Rende quantas bolinhas?hahah

    ResponderExcluir
  11. Oi H!
    Pizza é o meu prato favorito e também adoro por a mão na massa!
    Nossas receitas são praticamente iguais, a única diferença é que eu coloco leite, no lugar da água, acho que fica mais saborosa!

    Beijos linda!

    ResponderExcluir
  12. Hummm...Helena..me deu agua na boca..adorei a receitinha!!
    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    twitter: @_TipsandTrends

    ResponderExcluir
  13. thamy14:51

    Adorei a receita! O que é essa "pinga" que vc fala? obrigada! adoroo seu blog, vc é linda helena!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo16:56

    OI Helena! Eu entro no blog há um bom tempo, mas nunca tenho tempo de comentar! Mas tenho q te dizer q te acho uma fofa, toda prendada, hehe!! Adoro seus vídeos de make, aprendi taaanta coisa com vc! :)

    Um beijo, Giulliana.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo18:01

    só nao se esqueça de prender o cabelo quando for manipular alimentos! beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii H.!!
    ameeeei saber q tu cozinha.. assim parece mais gente normal sabe
    nao aquelas que só se preocupa se a unha vai quebrar e talz hahah
    vejo sempre as fotos mas ficar sabendo de detalhes assim é tao fofo nao sei se me entende.. boom deixei esse comentario pra saber quantas pizzas rende? fiquei na maaaaior duvida
    desde já agradeço a tua atenção
    com mto carinho da lu bjo

    ResponderExcluir
  17. Thais10:40

    Oi, Helena!
    Vc mora no Cidade Jardim????
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11:40

    hummmm ficou com uma cara ótimaaa!!!
    bjuss
    Monique

    ResponderExcluir
  19. Meninas, eu estava de cabelo preso sim...., mas para foto soltei para ficar mais bonitinha hahahahahha :)
    Ninguém quer pizza de cabelo né? hahahahhaha

    Esqueci de falar que rende umas 12 pizzas de tamanho brotinho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Nooossa, que dica incrível! Já anotei para fazer aqui em casa hahaha.
    Beijos.
    http://laylafonseca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Hum! Deu vontade!!

    Eu aproveito e deixo uma dica preciosa, um pão que não precisa sovar. Quando saiu no NY Times fez até o fermento ficar em falta nos supermercados. Faço essa receita praticamente todo fim de semana, já fiz com ervas, com alho, com azeitonas... a única coisa é se programar pra começar no dia anterior. Mas desde a primeira vez que fiz já deu muito certo!

    O vídeo em inglês tá aqui: http://video.nytimes.com/video/2006/11/07/dining/1194817104184/no-knead-bread.html

    Depois achei essa tradução da receita: http://www.lacucinetta.com.br/2010/06/eita-foto-tirada-de-manha-na-pressa-da.html

    * Também dá pra fazer em fôrma normal, é só fazer com um pouquinho menos de água pra massa não esparramar muito.

    ResponderExcluir
  22. hummm que delicia...
    eu adoro fazer pizza.. faz muita diferença um forno de pizza.. fica muitoooo bom...


    www.stetica.net
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Anônimo12:08

    Mas vc assa a massa - já aberta - antes de colocar o recheio !?
    Ou abre ela, crua mesmo, recheia e leva ao forno!?

    ResponderExcluir
  24. Marcio Lanzara13:08

    DEU ATE AGUA NA BOCA,,PARABENS,,SHOW DE BOLA..

    ResponderExcluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...